É preciso na sociedade apoiarmos e conhecermos os programas, projetos, e instituições que ajudam os ex-detento se inserirem no mercado de trabalho assim como seu reingresso na sociedade, combatendo junto com os mesmos, os preconceitos sofridos e acompanhando o seu desenvolvimento diante destes projetos .
E como exemplo citamos três projetos importantes, são estes :
- O ”Pró-Egresso” ( Programa de Assitência ao Egresso e ao Apenado).
Apoia a inserção de egressos do sistema penitenciário e adolescentes que cumprem medida sócio-educativa no mercado de trabalho, apoiado pelo governador José Serra, funciona em convênio com a a Secretaria Estadual da Cidadania e da Justiça e a Secretaria da administração penitenciária(SAP), atendendo aos apenados beneficiados por prisão-albergue, trabalho externo, liberdade vigiada e sursis (suspensão condicional da pena) e com o objetivo de estimular a inclusão dos detentos na sociedade.
- ”Começar de Novo”.
Uma campanha ao qual faz parte do Projeto de Execução Penal, onde tem por objetivo a ressocialização dos presos libertados após o cumprimento de suas penas .
Como afirma no vídeo, conscientizando que devemos dar a oportunidade aos ex-detentos, pois "Errar é humano, e ajudar quem errou é mais humano ainda". (CNJ)
- ”Reintegra Cidadão.”
Programa que visa a readaptação do ex-presidiário na sociedade, onde oferece uma qualificação técnica para os beneficiários do regime aberto e semi aberto.
O progama é realizado pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso ( FUNAP), vinculado com a Secretaria de Segurança Pública .
Por Camila Fernandes.
”Para os responsáveis pela execução do contrato ADASA-FUNAP/DF, o importante é aceitar os ex-detentos sem preconceito, adotando uma postura que facilite a convivência e a readaptação no meio social e no mercado de trabalho: As experiências indicam ser possível a reabilitação de ex-presidiários desde que eles tenham oportunidades de trabalho que lhes possibilitem ganhar seu próprio dinheiro.”
Referências :
( http://www.adasa.df.gov.br )
Nenhum comentário:
Postar um comentário